Envie sua denúncia ao Movieco

Envie sua denúncia ao Movieco
 
Compartilhe as agressões ambientais nesse site
 
Se você é testemunha de alguma ação inadequada ou desrespeitosa contra a natureza, não se intimide,  abrimos esse espaço para a população denunciar crimes contra o Meio Ambiente. As denúncias serão publicadas no Portal do Movieco. Por favor, envie o seu contato com a denúncia para o email: movieco@movieco.org.br
 
Segundo o artigo 225, da Constituição Federal, "todos têm direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e gerações futuras".
 
 
Conheça algumas agressões ambientais e suas consequências:
 
Lixo: segundo a Secretaria Nacional de Saneamento Básico, cada brasileiro produz em média 920 gramas de lixo sólido por dia. O lixo na rua atrai insetos e roedores transmissores de doenças, além de ser um dos grandes responsáveis por alagamentos e enchentes em grandes cidades.
 
Poluição das Águas: apesar de 75% da superfície do planeta ser recoberta por água, a água doce não representa mais do que 3% desse total. A poluição das águas é um dos principais responsáveis pela morte de peixes, aumento da proliferação de insetos, crescimento de algas nocivas ao ecossistema e, muitas vezes, comprometimento irreversível da qualidade da água, o que compromete, por consequência, a saúde humana.
 
Ocupação de Mananciais: a invasão de áreas naturais protegidas por lei causa desmatamento e degradação do Meio Ambiente com sérias consequências à qualidade de vida da população. Escassez e poluição da água, extinção de fauna e flora, doenças e ploriferação de insetos também são resultados da ocupação de mananciais.
 
Poluição do Ar: considerada por muitos cientistas como um dos principais responsáveis pelo aumento do efeito estufa, a poluição do ar também é responsável pela ocorrência da chuva ácida, que provoca o empobrecimento do solo e causa danos permanentes à vegetação, aos rios e aos outros seres vivos. A poluição do ar também é responsável pelo alto índice de doenças respiratórias nas grandes cidades.
 
Queimadas: as queimadas causam alteração do solo, extinção da fauna e da flora, assoreamento de rios, desertificação, poluição do ar, destruição da Camada de Ozônio e Efeito Estufa, além de doenças respiratórias, de pele e aquecimento do planeta.
 
Corte de árvores: o desmatamento é um dos principais causadores do aquecimento global e da extinção de espécies da fauna e da flora. Além disso, provoca assoreamento dos rios, desertificação e enchentes, causando um desequilíbrio ecológico irreversível.
 
Tráfico de Animais: a proteção da fauna está prevista na Constituição Brasileira. É considerado agente do tráfico de animais quem vende, exporta, compra, guarda, mantém em cativeiro ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna brasileira, bem como produtos e objetos dela oriundos. A captura e o comércio de animais silvestres é uma das principais responsáveis pela extinção de muitas espécies.
 
Alguns fones para denúncias:
 
Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
DISQUE AMBIENTE: 0800 11 35 60
 
Ouvidoria Geral do IBAMA
Tel: (11) 3066-2638 / 3066-2635 
E-mail: lverde.sp@ibama.gov.br.
 
Ministério Público SP - Promotoria de Justiça do Meio Ambiente
Tel.: (11) 3119-9102 / 9103 / 9800 
E-mail: meioamb@mp.sp.gov.br.
 
BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL - São Paulo Capital
Telefone: (11) 3030-6625 
AV. RIO BRANCO, 1312 CAMPOS ELÍSEOS - SÃO PAULO / SP CEP: 01206-001
 
Renctas - Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres www.renctas.org.br.
 
Portal Movieco
 
Para fazer sua denúncia de crime ambiental e divulgá-la em nosso portal, por favor, preencha o formulário abaixo com texto explicativo e imagens.As denúncias são de responsabilidade dos internautas. A identidade do denunciante será preservada, se não citar o nome  no texto.  
 
Lembre-se que cuidar do Meio Ambiente é um dever também da coletividade.
 
Agradecemos sua colaboração!


Dados para denúncia:
Cidade
Estado
Título
Denúncia
Você possui imagens da Denúncia? Compartilhe!

Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br