O Movieco - Movimento Ecológico foi a primeira entidade ambientalista de Barueri a desenvolver diversas ações de educação e gestão ambiental. 
 
Iniciando suas atividades em 1998 juntamente com o programa Mãos à Obra, coordenou uma atividade de recuperação das matas ciliares do rio Tietê na Aldeia de Barueri. 
 
O Movieco intermediou o diálogo entre o governo  e a comunidade para que fosse preservada uma área próxima à Igreja Nossa Sra. da Escada  na Aldeia, fundada pelo Padre José de Anchieta. Essa ação foi uma das primeiras experiências que  Barueri teve no sentido de discutir mudanças no município e seus impactos sobre o patrimônio histórico e sobre a natureza.
 
Como agente de mobilização e articulação dos diferentes segmentos de nossa região; em  2003 realizou o seminário “Água, um Futuro de Guerra ou Paz”. Com grande participação da sociedade, o seminário abriu um ciclo de debates sobre o tema.
 
Atuou em 2004, na implantação da Agenda 21 local de Barueri, sendo responsável pela metodologia e elaboração  do material didático para professores e alunos da rede de edecação. Idealizou o material didático para A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública de Barueri que originou o Progama Barueri Sustentável. 
 
No setor empresarial produziu material de educação ambiental e curso de gestão. Em 2007, o Movieco fem  parceria com o Banco Real ficou responsável pela implantação do sistema de energia solar da primeira agência totalmente ecológica do grupo ABN. 
 
Em 2008 elaborou todo material didático da Agenda 21 Escolar de Itu. Ainda nesse ano, idealizou o Parque Escola Ambiental, implementou o Projeto Animare – Agenda 21 Ação das Mulheres. 
 
No início de 2009 participou do Fórum Social Mundial com uma atividade autogestionada sobre a Agenda 21 Escolar e Carta da Terra. Nesse mesmo ano iniciou o Projeto Via Verde - Recuperação de Áreas Degradadas e Produção de Mudas Florestais Nativas. Desde então suas atividades de educação ambiental  são constantes.
 
 Principais  atividades atuais:
  • Programa  3 Rs em Ação  -   Educação  Ambiental para Gestão de Resíduos;                         
  • Palestras, Oficinas, Cursos de Formação -  Temas : Meio Ambiente, Recursos Hídricos, PNRS,  Fitoterapia, Yoga,  Ayurveda, entre outros; 
  • Espaço Ecologia do Ser  - Contempla práticas de yoga, terapias alternativas, atividades físicas orientadas, danças circulares;                                                        
  • Ecoloja   - Fomento do comércio de produtos produzidos e comercializados de maneira sustentável;        
  • Biblioteca Ecológica - Tîtulos  ecológicos, com parceria institucional do Programa  Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente;                                                                                  Programa de Educomunicação - Portal de Educação Ambiental, Elabroração de  Material Ecopedagogico.           
Para saber mais acesse: www.movieco.org.br/projetos 

 

1998
Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural

O Movieco  iniciou suas atividades com um grupo de professores e alunos da Escola Estadual  na Aldeia de Barueri, uma das primeiras atividades foi o reflorestamento com plantios de árvores  na margem do Rio Tietê em Barueri. Nesses primeiros anos o Movieco se organizou como instituição do terceiro setor.

Em seguida,  articulou ativamente a proteção da integridade da Capela Nossa Senhora da Escada, erguida na margem do Tietê no aldeamento fundado pelo padre José de Anchieta em 1560; no interior da igrejinha estão tombados  a Santa Nossa Senhora da Escada e o altar datados do Século XVI. A prefeitura de Barueri tinha a intenção de  fazer a ligação Barueri - Alphaville com uma ponte em frente a capela,

A implementação da mata ciliar no Rio Tietê e a mobilização de proteção ao  patrimônio histórico da Igreja Nossa Sra. da Escada,  foram apresentadas no Projeto Mãos  à Obra, da Fundação SOS Mata-Atlântica na  FFLCH-USP em 1998. 

 

2003
Conscientização sobre Recursos Hídricos

No ano de  2003 - Ano internacional da Água DoceTeatro, o Movieco promoveu o importante e internacional Seminário: Água, um Futuro de Guerra ou Paz. O pioneiro evento foi realizado no  Teatro Municipal de Barueri. Após participar  no Fórum da água em Cotia, trouxe os debates sobre recursos hídricos  para a cidade pertencente a sub-bacia hidrográfica do Alto Tietê- Trecho Pinheiros Pirapora.

No seminário foram debatidos impostantes questões relativas aos recursos hídricos e apresentações artísticas. 

2004
Participação na Agenda 21 Escolar de Barueri

O Movieco participou ativamente na implantação da Agenda 21 Local e Escolar de Barueri 

Na Agenda 21 Escolar elaborou voluntariamente o material didático, cartilhas de Agenda 21 Escolar para educadores e alunos do ensino fundamental. Também apresentou peças teatrais com a mascote da Agenda 21 Escolar de Barueri, a capivara Tietéia,  animal silvestre  visto constantemente no Rio Tietê em Barueri. 

O Movieco mplantou Oficinas de papel reciclado na Semana do Meio Ambiente,Oficinas de  Reutilização de de garrafas Pet para confecção de Pufs com José Ramos nas formações de Agenda 21 Escolar entre outraa atividades 

2005
2005-2006: Mobilização

O Movieco teve participação no Fórum Social Mundial em 2005, apresentando a experência no apoio da implantação da Agenda 21 Escolar de Barueri

Também teve participação ativa em colegiados gestores,  coletivos sobre meio ambiente e atuação mais direta no Sub Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Trecho Pinheiros Pirapora .

2007
2007-2008: Elaboração de material didático

Elaboração de Cartilhas  de Educação Ambiental baseadas nos 40 capítulos da da Agenda 21 Global. 

As cartilhas no município de Itú foram criadas  para apoio de implantação de Agenda 21 Escolar, uma cartilha  com foco nos  educadores; mais 2 cartilhas  em HQ, com personagens criados com uma abordagem lúdica, tendo como foco  alunos de ensino fundamental  da rede de educação.

Para baixar as cartilhas e outros materiais acese:  www.movieco.org.br/publicacoes 

2009
Apresentações

Implantação do Curso Animare - Agenda 21  Ação  das Mulheres 

Formação para multiplicadoras em educação ambiental, focada num público totalmente feminino, o curso abordava variados temas  baseados na Agenda 21 Global, com práticas no universo  cotidiano de mulheres. 

Nesse ano também,  o Movieco promoveu Oficinas de Agenda 21 Escolar e Carta da Terra  no Fórum Social Mundial em Belém do Pará. 

2010
Formações de Multiplicadores

Formação na área ambiental, o curso abordou conceitos de cidadania planetária, a ética do cuidado com o outro e com a natureza. Auxiliou os alunos na discussão de projetos de Educação e Gestão Ambiental em comunidades, ONGs, escolas, empresas etc. Dentre os participantes havia servidores municipais de Osasco, líderes comunitários, professores, estudantes e interessados na área ambiental.  Desse curso surgiu a articulação de alunos para a fundação de uma associação ambientalista de atuação em Osasco. 

Semana do Meio Ambiente em Barueri com intensa e variada programação para o público adulto e infantil.  

 
2011
2010-2015 Implementação do Núcleo de Educação Ambiental

 

Implementação do Núcleo de Educação Ambiental do Movieco, espaço aberto regularrmente para práticas de educação ambiental no Bairro Boa Vista e Aldeia de Barueri.   

Principais atividades
Curso de Carta da Terra - Formação de Ativistas Ecológicos
Curso Animare - Agenda 21 em Ação
Biblioteca Ecológica
Eco-Yoga
Eco-Loja
Fórum de Economia Solidaria
Semana do Meio Ambiente com Mostra de Cinema Ambiental

Saiba mais em: www.movieco.org.br/projetos

2012
2012 - 2015 Proteção Ambiental com produção de nativas para reflorestamento

Recuperação de Áreas Degradadas e Produção de Mudas Florestais Nativas, 

 

O Via Verde, iniciado em 2009,  totalmente implementado em 2012,  teve como objetivos a recuperação de uma área degradada em Barueri, o incentivo ao plantio de árvores na região compreendida pela sub-bacia hidrográfica do Alto Tietê – trecho Pinheiros/Pirapora, bem como a neutralização de poluentes lançados no ar.

A área do viveiro e do plantio ficavam na porção então pertencente ao  Círculo Militar da Guarnição de Osasco e Barueri. 

O viveiro foi instalado e  produziu   60.000 mudas de  80 espécies nativas  da Mata Atlântica. Desse total, a metade foi plantada em 4 alqueires e a outra metade  doada para Itapevi, Santana do Paraníba e Barueri. O projeto contou  com  cursos de formação de agentes viveiristas.

O exército dono da área implantada,  acabou com o projeto, os equipamentos  foram doados para o município,  estão no Parque Ecológico do Tietê Barueri. 

 

 

2013
2013/ 2015 Educação Ambiental para gestão de resíduos

Pautado em ações  de gestão e educação ambiental, tem como objetivos disseminar o conceitos da PNRS:  3Rs, o ciclo de vida do produto, a logística reversa, a relação da produção e consumo com os impactos na natureza, propor  práticas sustentáveis  permeadas pelo entendimento de corresponsabilidade dos geradores de resíduos.

 

Orientado pela  legislação ambiental brasileira  utilizando um plano de educomunicação, propõe o diálogo entre sociedade, governos e empresas a respeito dos resíduos.  O projeto contempla: Palestras, Cursos, Oficinas com foco da Polìtica Nacional de Resíduos , Logística Reversa com apoio à empresas no encaminhamento  ambientalmente adequado, Coleta de Óleo Comestível. 

Os produtos do projetos são:  Cartilha:  Nosso Resíduo, Nossa Solução - PNRS, Sacolas Retornáveis, Coleção de Adesivos de Coleta Seletiva, Biofertilizantes, Composteiras com minhocagem.         

 

 

Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br