Mãos à Obra – Proteção do Patrimônio Histórico

Dados do Projeto

Tipo: Privado

Início: 10/07/1998

Término: 21/04/1999

Status: Concluído

Mãos à Obra – Proteção do Patrimônio Histórico

O  Movieco, intermediou o diálogo entre o governo municipal e a comunidade para que fosse preservada uma área próxima à Igreja Nossa Sra. da Escada -  Aldeia de Barueri, fundada pelo Padre José de Anchieta , nesse espaço estão a igreja Nossa Senhora da Escada, a santa Nossa Senhora da Escada e um altar datado  do ano  1560, tombado pelo patrimônio histórico.        

O Movieco mobilizou a população local,  acompanhou a procissão daquele ano. Os resultados positivos foram apresentados num encontro da Fundação SOS Mata Atlântica na FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas  USP.

Esta ação foi uma das primeiras experiências que a população de Barueri teve no sentido de discutir as mudanças no município e seus impactos sobre o patrimônio histórico e natural. A prefeitura municipal entendeu e alterou  o trajeto da via que passaria em frente a igreja Nossa Senhora da Escada, mudando a via de ligação da Aldeia de Barueri à Alphaville preservando a igrejinha da Nossa Senhora da Escada.

 

Publicidade

Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br