Agenda 21 Escolar de Itu

Dados do Projeto

Tipo: Público/Privado

Início: 02/03/2009

Término: 04/12/2009

Status: Concluído

Agenda 21 Escolar de Itu
 
A Prefeitura de Itu lançou em 2009 o programa de educação ambiental Agenda 21 Escolar, com o objetivo de ampliar a participação dos munícipes em práticas sustentáveis, bem como adequar sua administração ao programa Município Verde, criado pelo governo do estado de São Paulo. 
 
O Movieco, num trabalho conjunto com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente, coordenou a pesquisa e elaboração do material didático da Agenda. Todo conteúdo é fundamentado em princípios da educação para a cidadania planetária, ética, cultura de paz e sustentabilidade.
 
Acreditando no papel da escola para a disseminação desses valores, o programa conta com os seguintes materiais para apoio pedagógico:
 
• Manual de Orientação para Implantação da Agenda 21 Escolar, acompanhado de um CD. O material apresenta propostas de implantação da Agenda 21 Escolar, juntamente com a Carta da Terra. O CD apresenta vários documentos na área ambiental e traz alguns materiais de sensibilização, como exemplos práticos de escolas que implantaram a Agenda 21 Escolar.
 
• Cartilha Agenda 21 Escolar de Itu - Educando para Sustentabilidade, orientada para alunos do ensino fundamental, de 5ª a 8ª séries, aborda temas relevantes da Agenda 21 Global, Agenda 21 Escolar e a Carta da Terra, dentro de uma história infantil em quadrinhos. Os personagens, ambientados no contexto da cidade de Itu, discutem atitudes, valores e necessidades da sociedade.
 
• Cartilha Agenda 21 Escolar – Educando para a Sustentabilidade, orientada para alunos do ensino fundamental, de 1ª a 4ª séries, aborda conceitos de Educação Ambiental, Agenda 21 Escolar e Carta da Terra por meio de quadrinhos infantis, jogos interativos e outras atividades.
 
No link Publicações todas as cartilhas podem ser consultadas ou utilizadas gratuitamente. Basta fazer o download.
Publicidade

Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br