Agenda 21 Escolar

Dados do Projeto

Tipo: Público/Privado

Início: 02/03/2004

Término: 02/11/2007

Status: Concluído

O que é a Agenda 21 Escolar?
 
A Agenda 21 Escolar é um programa de educação ambiental, que tem como referência a Agenda 21 Global e voltada à aplicação no meio de influência da escola, em seu entorno. 
 
Tem como princípios: a sustentabilidade, a democracia participativa, a solidariedade, o respeito às diversidades, o trabalho cooperativo e o fortalecimento da comunidade.
 
O Movieco, como um agente ativo na busca de soluções para as questões ambientais de Barueri e região, propôs ao governo municipal a implantação da Agenda 21 Escolar, em rede, no ano de 2004. Esse programa de educação ambiental foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Barueri, a partir de uma ação conjunta entre a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente e a Secretaria de Educação. 
 
Em seu primeiro ano, contou com a participação de outras instituições, tais como: Greenpeace, Palas Athenas, BSGI – Brasil Soka Gakkai Internacional e IDEC - Instituto de Defesa do Consumidor.
 
A Agenda 21 foi implementada em rede municipal e cada escola tinha sua comissão organizadora formada por alunos, professores, funcionários e comunidade do entorno. Os representantes das comissões participaram de todo o programa, que fora composto por: oficinas de capacitação, curso de formação, elaboração de suas agendas e apresentação de resultados no Fórum da Agenda Escolar, no final do ano.
 
O Movieco foi responsável pela elaboração do material didático do curso de formação: Manual Agenda 21 Escolar para os professores e a Revistinha Agenda 21 Escolar para os alunos, bem como orientou a metodologia do programa.
 
Destaque também a parceria entre o Plano Diretor e a Agenda 21 Escolar. O Plano Diretor de Barueri, que também fora desenvolvido em 2004, contou com a Agenda 21 Escolar para validar o processo de participação da sociedade na definição de metas e tomada de decisões, uma vez que a Agenda, por sua própria natureza, é um excelente instrumento de interlocução e mobilização social. 
 
Um questionário socioambiental foi elaborado para identificar quais as questões mais preocupantes para a cidade. Os alunos foram instruídos a responder o questionário em conjunto com suas famílias, o que ratificou a participação democrática de aproximadamente 50% dos munícipes. 
 
A tabulação dos dados mostrou que dentre as maiores preocupações ambientais da cidade, encontrava-se a “falta de áreas verdes” e o “esgoto não tratado” lançado nos rios. Esses resultados levaram os participantes da Agenda a perceberem os grandes desafios, nos quais nos encontramos, e a proporem soluções para eles.
 
Atualmente as escolas municipais desenvolvem trabalhos de educação ambiental, mas a Secretaria de Meio Ambiente de Barueri não articula o Programa Agenda 21 Escolar em rede.
 
No link Canal Movieco, você pode conferir experiências de implantação em algumas escolas de Barueri, a apresentação da Agenda 21 Escolar de Barueri e a apresentação do Plano Diretor de Barueri.
 
No link Publicações, você poderá fazer o download gratuitamente das cartilhas da Agenda 21 Escolar.
Publicidade

Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br