Econotícias Online

Data: 20.08.2018

A Índia que você precisa conhecer e que está ao seu alcance

Se você fosse convidado a viajar na máquina do tempo e seu destino fosse a Índia, de há mais de cinco mil anos atrás, o que acha que encontraria lá de mais valioso?

Especiarias? As primeiras joias já criadas? O Himalaia com a sua planície fluvial, uma das maiores do mundo? Os vales férteis dos rios Ganges e Indo? As primeiras vozes da filosofia e da religião no mundo terrestre? Um sistema que divide as pessoas em castas segundo sua origem, nascimento e profissão? Uma raça repleta de profetas, mestres e iniciados? As primeiras escolas do pensamento humano? O berço dos grandes mistérios iniciáticos?

Sim! Você acertou se listou algum desses elementos, ou todos. Porém a Índia é muito mais do que isso, e nós ocidentais quase nada conhecemos a seu respeito. A Índia é também o berço da mais antiga filosofia e ciência da saúde. Estamos falando da ciência Ayurveda, a mãe de todas as formas de saúde, de onde surgiram muitos outros modos de se tratar o ser humano.

Ayurveda, a Ciência do bem viver

Aprendemos com o sânscrito, língua do povo Indiano, que Ayur significa vida, e veda significa conhecimento. Assim, o Ayurveda quer dizer ciência, ou conhecimento da vida. Ensina que o homem tem o universo dentro de si mesmo, com sua mente, seu corpo e seu espírito. Assim, o impacto dos elementos da natureza sobre o corpo e a mente humanos é permanente e concreto. E, para que o homem tenha saúde, paz e harmonia, precisa ter esses três elementos equilibrados e em sintonia.

Faz sentido não é mesmo? Afinal, quando estamos perturbados emocionalmente nosso espírito está em sofrimento, nossa mente confusa e nosso corpo manifestando doenças, as mais variadas, graves ou não. Quando judiamos do nosso corpo, intoxicando-o e nos alimentando mal ou de forma errada, nosso espírito também sente as consequências disso, expressando: tristeza, depressão, insônia ou angústia entre outras coisas. Tudo tem a ver com tudo!

O segredo da boa saúde segundo o Ayurveda é aprender com o corpo e a mente, trazendo práticas concretas para serem usadas em nosso cotidiano. A origem de um problema é diagnosticada e tratada com terapias naturais como massoterapia, fitoterapia, desintoxicação, fortalecimento imunológico e etc.

E o uso dessas práticas acabam levando ao autoconhecimento. A massagem, no Ayurveda, por exemplo, ajuda a impulsionar e incorporar mudanças importantes para termos mais harmonia e menos doenças. Essas massagens nos auxiliam a desenvolvermos uma percepção mais profunda de nós mesmos.

 

Na máquina do tempo, a literatura mais antiga do mundo

Mas voltando a nossa máquina do tempo, mais distante ainda nas proximidades do rio Indo, aproximadamente entre 1700 e 500 anos antes de Cristo, segundo historiadores, não se sabe bem ao certo, vamos encontrar a mais antiga literatura do mundo, chamada Vedas. Essas escrituras, uma forma de sabedoria respeitada por todas as culturas, traziam um compêndio de todos os conhecimentos da época em engenharia, física, teologia, filosofia, toxicologia e saúde entre tantos. As leis dos Vedas, acabou por influenciar os costumes sociais, religiosos e legislativos da Índia. Nessa literatura dos Vedas, está baseada a Ayurveda.

Os autores dos Vedas foram os Rishis, sábios e videntes do povo Indiano. Nos registros Vedas, onde a ciência Ayurveda se baseia, a natureza individual de cada um de nós precisa estar em sintonia e harmonia com o planeta, onde nascemos e vivemos. E se estamos falando em sintonia, aprendemos com a Ayurveda que os elementos da natureza como água, éter, fogo, terra e ar, acabam determinando as funções do nosso corpo, expressas em três princípios básicos: movimento, metabolismo e estrutura. Da união desses princípios, se origina o nosso biótipo, chamado pelos indianos, de Doshas.

Ayurveda, uma viagem do Oriente para o Ocidente

Esses conhecimentos experimentados, resgatados, provados e comprovados ao longo da história humana, causaram uma revolução tão profunda no Oriente e mais recentemente no Ocidente,  na forma de se entender a saúde humana, que em 2017, buscando uma visão holística, ou seja tendo o entendimento e a compreensão da vida em sua totalidade, o Ministério da Saúde acrescentou à política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema único de Saúde, SUS, áreas do conhecimento como educação, cultura, meio ambiente e saúde, é claro.

 

Passou-se a oferecer gratuitamente em mais de 5 mil estabelecimentos de saúde, práticas como Acupuntura, Homeopatia, Fitoterapia, Antroposofia,  termalismo, arteterapia, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturoterapia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia,Imposição de mãos, Ozonioterapia, Terapia de florais e a Ayurveda, foco da nossa viagem na máquina do tempo.

Ayurveda ao seu alcance

 

Agora imagine-se de volta a 2018 e esse conhecimento a altura de suas mãos, a disposição gratuitamente para você...      Imagine você tendo a oportunidade de se matricular num curso sem custo algum, onde vai aprender sobre Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares, com foco em Ayurveda...

 

É exatamente isto que o Movieco, instituto de proteção, educação ambiental e integração com a natureza, localizado em Barueri, está oferecendo, dentro do projeto Ecologia do Ser.  O projeto trabalha com uma estratégia de sustentabilidade aliada a promoção da saúde através das práticas integrativas. O objetivo é permitir acesso à saúde pelo caminho da tradição ayurveda e ciências da natureza.

Como será o curso

 

 

 

O projeto do qual o curso faz parte, tem como parceiro na implantação a Prefeitura de Barueri através da Secretaria de saúde. O curso livre terá certificação e carga horária de 16 horas e será para 4 turmas com até 35 participantes. Tem como público alvo, profissionais da área de saúde e áreas afins.

O conteúdo do curso é o seguinte: no módulo 1, os alunos vão conhecer a aplicação da política nacional de práticas integrativas e complementares, além de ética, saúde e meio ambiente. No módulo 2, estarão em foco os princípios científicos do Ayurveda – Samkhya, os doshas (biótipos) classificados em Vata, Pitta e Kapha.                Também serão analisados Gunas: Sattva, Rajas e Tamas. Dhatus e os Tecidos Corporais. Os pilares da saúde na visão Ayurveda, nutrição, sono, rotina diária e yoga serão estudados no módulo 3. Finalmente no módulo 4, os recursos terapêuticos da Ayurveda, massoterapia Ayurveda e Chakras.

Um diferencial nesse curso é o corpo docente : Homero De Azevedo (Goura Haridasa), é terapeuta em Ayurveda, Yoga , nutricionista, culinarista, naturopata. Especialista em Panchakarma e Shamana Chikitsa, fundador da ATMARAJ Academia Internacional de Ayurveda Yoga.

 

Já Tânia Mara Moraes, é gestora e educadora ambiental, naturopata, terapeuta em Ayurveda, Yogaterapia e Fitoterapia. É também coordenadora do Projeto Ecologia do Ser - Promoção da Saúde pelas Práticas Naturais no Movieco, e autora de vários materiais de educação ambiental além de ativista socioambiental.

 

Na primeira turma está o médico, Dr. Danilo Carneiro, referência em medicina integrativa no Brasil, em Fitoterapia, Ayurveda, e Acupuntura, é autor dos livros "Ayurveda - Saúde e Longevidade - na Tradição Milenar da Índia"; "Essência da Saúde - Plantas medicinais e alimentação"; e "A verdadeira história de Dorys Leine". Nas demais turmas teremos professores convidados.

 

Inscreva-se!

A primeira turma já começou e vai até 1 de setembro, mas se você correr ainda consegue uma vaga para a segunda turma que vai se reunir para as aulas nos dias 17, 18, 19 e 20 de setembro das 18:30 às 22:30h ou para a terceira turma que estudará nos dias 6, 7, 13 e 14 de outubro, das 8h às 12h, ou ainda a quarta turma nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro das 18:30 às 22:30h. a

Eu já fiz minha inscrição. Corra e faça a sua! Para mudar sua vida para melhor inscreva-se:

 https://bit.ly/2NcBsRB       Inscrição também pelo fone 43825046

Saiba mais do Projeto em:

http://www.movieco.org.br/detalhe_projeto/53/projeto_ecologia_do_ser__promocao_da_saude_pelas_terapias_naturais_ 

 

As aulas vão acontecer no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Rua Vereador Izaias Pereira Souto, n° 175 ‐ Jardim Belval ‐ Barueri ‐ SP


 

Priscilla Wilmers

Listagem de Artigos

Primeira 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 Última


Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br