Econotícias Online

Data: 04.11.2013

Oficinas Ecológicas para crianças e debate sobre transgênicos traz uma abordagem prática do consumo sustentável

Movieco realiza atividade cultural para pais e filhos em seu Núcleo de Educação Ambiental
 
Com o intuito de promover um debate na sociedade e ao mesmo tempo integrar pais e filhos no “Dia das Crianças”, Movieco - Movimento Ecológico realizou no dia 12 de outubro, sábado, algumas atividades culturais destinadas a pais e filhos. O encontro ocorreu no Núcleo de Educação Ambiental da ONG, das 17h30 às 21h30.
 
As crianças foram conduzidas pelas arte-educadoras Aline Cristine Bordon e Gisele Cristina Fagundes para realizarem algumas Oficininhas Ecológicas como atividades lúdicas com sementes. O intuito foi promover o contato das crianças com as figuras de mandalas e a diversidade de sementes naturais por meio de atividade artística e lúdica de colagem; o plantio de sementes com fibra de coco, que consistia em apresentar técnicas e práticas de elaboração e plantio de sementes de trigo em suporte de plantio de fibra de coco verde para cultivo de clorofila e produção  de trigo (Suco Vivo), além de jogos de mancala para gerar interatividade e diversão, já que mancala é um jogo milenar de tabuleiro com profundas raízes filosóficas. 
 
No quintal da ONG foi exibido aos pais e demais presentes, o documentário “O Mundo segundo a Monsanto” de 2007, da jornalista e diretora francesa Marie-Monique Robin com duração de 109 minutos, que apresenta como essa gigante americana Monsanto, criada em 1901 e hoje líder mundial na produção de organismos geneticamente modificados, tornou-se conhecida pela toxidade de seus produtos. 
 
Por meio de documentos, testemunhos de cientistas, representantes governamentais e vítimas da companhia, o filme realiza uma ampla investigação sobre um dos maiores impérios industriais do mundo e destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos e que, em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto. 
 
O documentário choca pela veracidade das informações e pesquisas que foram realizadas por cerca de três anos. A diretora relatou em entrevista que tentou em vão obter respostas da Monsanto para todas as interrogações que surgiram durante a realização do filme, mas que a companhia decidiu "não avaliar" seu documentário.
 
Ao término do filme, os participantes debateram numa roda de conversa a importância da segurança alimentar, com foco na defesa de uma agricultura mais sustentável, orientada para a proteção da biodiversidade e do direito que a sociedade tem de escolher quais tipos de alimentos deseja consumir. Os alimentos transgênicos vendidos em supermercados são disponibilizados à população, que muitas vezes, vítimas da desinformação, acaba consumindo o que é vendido sem ter conhecimento ou mesmo opção de escolha.
 
Para Tânia Mara Pereira, Coordenadora do Projeto 3Rs em Ação, a atuação do Movieco é local, mas com o intuito de conscientizar um número maior de pessoas que pode expandir o que tem aprendido e praticado. “Estamos atuando localmente para implantação da Política Nacional de Resíduos, destacando o primeiro R – Redução de Consumo. Queremos analisar e colocar em debate a conduta produtiva de algumas empresas, cooperando com consumidores que muitas vezes não têm uma visão real e holística (do todo) dos produtos que consome”, esclarece. 
 
O Educador Ambiental do Movieco, Jaci de Almeida, que participou do Seminário da Embrapa sobre o uso de Agrotóxicos, destacou um alerta para a sociedade: “No Seminário foi colocado que o uso de agrotóxicos aumentou em 193% no Brasil e que em média cada brasileiro consome 5 quilos de agrotóxicos por ano, o que é algo notável e preocupante”, disse.
 
O evento gratuito e aberto à comunidade de Barueri e região faz parte do calendário de atividades do Projeto 3Rs em Ação, que é pautado em algumas ações pontuais de educação ambiental. O Projeto trabalha três objetivos específicos: Primeiro R – Redução; Segundo R – Reutilização e Terceiro R – Reciclagem.  
 
O Movieco - Movimento Ecológico desenvolve  programas e projetos ambientais pautados na cultura  de sustentabilidade,  com foco em atividades de educação e gestão ambiental. Esse projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Barueri.
 
*Entenda um pouco mais sobre os alimentos transgênicos:
 
Os alimentos transgênicos são aqueles geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas. O DNA desses alimentos é modificado. O que é questionado por ambientalistas. 
 
Em algumas técnicas são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta. Esses fragmentos contêm genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. Algumas são resistentes a certos agrotóxicos, pois em determinadas lavouras precisa-se exterminar outro tipo de vegetal, como ervas daninhas, e o mesmo agrotóxico acaba prejudicando a produção total. 
 
Segurança
Muitas plantas são cultivadas e analisadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), porém a comercialização dessas especialidades ainda não está autorizada.

Muitos transgênicos ainda não são autorizados para serem comercializados em decorrência da polêmica gerada pelo impacto ambiental e reações alérgicas já observadas em algumas pessoas.
 
O Órgão responsável pela autorização do plantio e comercialização é a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança(CTNBio).

Rotulagem
Muitos transgênicos estão chegando à mesa dos consumidores sem as devidas informações. Todos os consumidores têm o direito de saber o conteúdo do produto que está consumindo e as consequências disso, inclusive qual foi a técnica empregada para a melhoria daquele alimento. O rótulo que demonstra o uso do Transgênico é um T preto no triangulo amarelo. 
 
*Fonte: InfoEscola

Fotos Galeria: Jucelene Oliveira e Lilian Stocco
 
Jucelene Oliveira

Listagem de Artigos

Primeira 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 Última


Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br