Econotícias Online

Data: 20.09.2018

ATENDIMENTO SOCIAL NO MOVIECO LEVA A LIBERTAÇÃO

 

Você conhece aquela brincadeira do telefone sem fio?!

Aquela em que duas pessoas ficam, uma em cada extremidade de um barbante, com uma lata a reverberar o desejo, e a resposta que se espera, seja atendida?

Pois foi exatamente isso o que aconteceu com o artista cênico, Adamo Zilis, de 39 anos.

 

Adamo no Movieco

 

Adamo Zilis, sempre foi uma pessoa ligada a natureza e de hábitos simples: morou em duas oportunidades diferentes em comunidades indígenas em Parati, no Rio de janeiro e em Pindamonhangaba, no estado de São Paulo.

Convivendo com nossos irmãos indígenas, ele aprendeu a reconhecer o valor e o potencial curativo das plantas e ervas. Aprendeu que na terra, fogo, ar, água e éter (ar) estão os todos os elementos necessários para o bem-estar e equilíbrio humano.

Mas faltava alguma coisa, e aí, entra a nossa brincadeira do telefone sem fio...

O artista cênico já tinha tido um primeiro contato com a ciência Ayurveda, mas não teve condições de se tratar com um terapeuta da área, em função dos custos altos, tanto no diagnóstico como nos tratamentos e terapias. Mas secretamente alimentava o desejo de se aprofundar no assunto, que tanto aguçava a sua curiosidade.

Na outra ponta do nosso telefone sem fio estava o Movieco, movimento ecológico que em parceria com a secretaria de saúde da prefeitura de Barueri, tinha acabado de colocar em prática o projeto Ecologia do Ser, incluindo consulta, diagnóstico, tratamento e terapias em Ayurveda, gratuitos, além do curso, também sem custos, de Práticas Integrativas e complementares em Ayurveda, Yoga, Fitoterapia, Aromaterapia e afins para formação de terapeutas em Ayurveda.

 

ATENDENDO O TELEFONE

 

Adamo Zilis foi ouvido do outro lado do telefone sem fio. Seu desejo e anseio de passar por um terapeuta Ayurveda foi enfim atendido! Assim, em maio, ele já estava na sede do Movieco, na aldeia de Barueri para a primeira consulta.

Ele conta que a primeira coisa que chamou a sua atenção foi a abordagem feita pelo professor e terapeuta Ayurveda, Goura Hari Dasa.

Adamo conta que foi uma consulta longa, feita com calma e atenção pelo terapeuta que não se preocupou com o tempo que duraria esse primeiro encontro.

Depois de uma pesquisa cuidadosa e profunda por parte de Goura Hari Dasa, o artista cênico recebeu por email uma apostila com seu biótipo, natureza individual ou dosha, com um programa completo e específico para ele.

 

Nesta apostila estavam orientações importantes tais como deveria ser sua rotina diária, as terapias naturais como massoterapia ayurveda, fitoterapia, desintoxicação e fortalecimento imunológico indicados para ele, e ainda os alimentos que seriam saudáveis ou não, para manter seu equilíbrio e saúde.

 

O TRATAMENTO AYURVEDA

Ele esteve por seis vezes no Movieco para as terapias corporais: Abhyanga, Swedana e Shirodhara.

Na massoterapia Abhyanga, passou por uma oleação morna, com um óleo escolhido para o seu biótipo. Pontos energéticos importantes foram estimulados com uma massagem profundamente relaxante e revigorante.

Na terapia Swedana, uma terapia de banho a vapor que faz uma limpeza no organismo através do suor com o uso de ervas e óleos essenciais ele passou por um profundo relaxamento e desintoxicação.

Adamo conta, que lembrou-se de tratamentos feitos por povos da América Central os Temakal ou Inipi, que usavam ervas misturadas com água sobre pedras quentes.

Ao passar pela terapia corporal Shirodhara, um fluxo de óleo morno, extremamente agradável, sobre a testa, logo acima das sobrancelhas, onde está localizado o nosso terceiro olho, o da visão espiritual ou transcendente, Adamo experimentou uma divina sensação de relaxamento profundo, vivendo uma experiência única, muito especial.

Adamo numa sessão de Shirodhara

“ - Um presente celeste!” Assim definiu o artista cênico, a Shirodhara. “ - Gostaria de trazer o mundo inteiro e despejar aqui dentro. Quero compartilhar com todo mundo o que senti aqui!”

A generosidade de Adamo, talvez não possa ser atendida, obviamente. Mas fato é que mais de 100 pessoas já passaram pelas terapias e pelo atendimento social desde que o projeto ganhou vida, em abril deste ano.

 

Maria Elizabeth Hernandes, 64 anos, contadora, foi uma dessas pessoas atendidas. Há 10 anos ela tem dores muito fortes na musculatura interna das costas, esgarçada por conta de posturas viciadas no trabalho doméstico.

Elizabeth feliz com os resultados

 

Ficou sabendo através de uma amiga sobre o projeto Ecologia do Ser, e fez o tratamento, que durou 15 dias entre final de julho e início de agosto em 7 encontros sucessivos. O alívio que sentiu na musculatura danificada foi quase que imediato.

Feliz com o sucesso do tratamento, mais consciente dos seus limites corporais, está fazendo Yoga no Movieco e se prepara para integrar uma das turmas do curso Práticas integrativas e Complementares em Ayurveda, Yoga, Fitoterapia, Aromaterapia e afins.

A professora de artes, Ana Angélica de Azevedo, 57 anos, moradora da Aldeia de Barueri já conhecia o trabalho consistente do Movieco na área de preservação ambiental, assim ficou sabendo do projeto Ecologia do Ser, logo no início.

                                                                              

Ana se matriculou no curso em função dos resultados que teve

Lutando com uma alergia crônica a analgésicos e antiinflamatórios, buscou orientação e ajuda na ciência Ayurveda. O conceito integrativo e holístico do tratamento, ajudou a professora a equilibrar-se e a se libertar do uso de medicamentos para dor.

Ela conta que está mais entusiasmada com a vida, feliz mesmo, com a sensação evidente de melhora. O sucesso alcançado, a estimulou a matricular-se na turma de setembro para o curso Práticas integrativas e Complementares em Ayurveda, Yoga, Fitoterapia, Aromaterapia e afins.

 

ATENDIMENTO SOCIAL

O tratamento completo tem em média 25 procedimentos como explica a coordenadora do projeto Tânia Mara Moraes, com cada pessoa comparecendo cerca de 9 vezes ao Movieco para ser atendida.

Como a procura é grande pelo bem-estar que a ciência Ayurveda promove, a propaganda boca a boca tem atraído muita gente, assim a lista de espera é de mais ou menos 1 mês a 45 dias.

Tânia Mara Moraes, também idealizadora do projeto, conta que em 2013 fez uma formação em Ayurveda e percebeu como o ser humano é integrado a natureza.

Desta percepção, por dirigir uma organização comprometida com a sustentabilidade do meio ambiente e a promoção da saúde, surgiu a ideia de um projeto que popularizasse a ciência Ayurveda, hoje, restrita a elite.

Assim as portas do Movieco se abriram para um Universo culturalmente rico e que conta com mais de 5 mil anos, nascido na Índia entre os Rashis, sábios da época.

E toda essa sabedoria ancestral está ao alcance de quem desejar, gratuitamente. O projeto Ecologia do Ser também abraça o curso Práticas integrativas e Complementares em Ayurveda, Yoga, Fitoterapia, Aromaterapia e afins para formação inicial de terapeutas em Ayurveda.

Duas turmas com 35 alunos cada já foram fechadas. Mas ainda há vagas para terceira turma que estudará nos dias 6, 7, 13 e 14 de outubro, das 8h às 12h, ou ainda a quarta turma nos dias 5,6, 7 e 8 de novembro das 18:30 às 22:30h.

As aulas vão acontecer no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Rua Vereador Izaias Pereira Souto, n°175 ‐ Jardim Belval ‐ Barueri ‐ SP e as inscrições podem ser feitas por www.movieco.org.br/projetoecologiadoser ou ou pelo telefone 4382-5046.

 

APROFUNDANDO O CONHECIMENTO SOBRE SI MESMO

 

Adamo Zilis, a pessoa que abriu esta nossa reportagem, interessado em saber mais sobre sua natureza e seu dosha se inscreveu e fez o curso na primeira turma, de setembro.

Ele conta que uma das coisas que percebeu, foi que hábitos que temos, precisam ser analisados e às vezes até modificados para um maior equilíbrio energético.

Notívago convicto, sempre adorou criar e trabalhar nas madrugadas silenciosas, porém aprendeu que nesse horário seu corpo precisa do descanso para produzir elementos saudáveis e desde então está deitando mais cedo. Tem acordado mais disposto e mais entusiasmado para suas atividades diárias.

Adamo, Maria Elizabeth e Ana Angélica seguem agora uma orientação bastante antiga, referência para quem quer viver melhor, ter mais saúde com equilíbrio físico e emocional...

Eles entenderam, através da ciência Ayurveda, que o homem possui um universo dentro de si mesmo, é o seu microcosmo, e que este, está inserido dentro do macrocosmo, o universo a nossa volta, ambos interagindo um com o outro, o tempo todo!

Será esse o segredo da alegria plena?

Talvez valha a pena você checar!

De repente, você, assim como eles, também encontrará o

que tanto vem procurando e não sabia onde achar...

Mas está aí, no Movieco, a sua disposição...


 

Priscilla Wilmers

Listagem de Artigos

Primeira 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 Última


Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br