Desafios Ambientais

Data: 09.04.2013

Incêndios Florestais

 

 
As queimadas e os incêndios florestais estão entre os principais problemas ambientais enfrentados pelo Brasil. As emissões resultantes da queima de biomassa vegetal colocam o País entre os principais responsáveis pelo aumento dos gases de efeito estufa do planeta. Além de contribuir com o aquecimento global e as mudanças climáticas, as queimadas e incêndios florestais poluem a atmosfera, causam prejuízos econômicos e sociais e aceleram os processos de desertificação, desflorestamento e de perda da biodiversidade.
 
Este problema foi identificado na década de 80, quando as mídias nacionais e internacionais tornaram públicos os dados alarmantes de focos de calor observados pelo Inpe. O fato evidenciou a ausência de estrutura governamental organizada para implementar ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e exigiu do Governo uma resposta a este problema.
 
Considerando a importância da temática, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - Prevfogo foi criado em 1989 e tem atuado na promoção, apoio, coordenação e execução de atividades educativas, pesquisa, monitoramento, controle de queimadas, prevenção e combate aos incêndios florestais em todo território nacional.
 
Boletim Roraima 2013
A equipe do Monitoramento de Queimadas do Inpe está apoiando o Prevfogo  nas atividades do Experimento Roraima com a detecção dos focos de queimadas ativas. O boletim automatizado está disponível juntamente com os demais boletins de monitoramento (Amazônia e Cerrado).  Nesse boletim constam informações sobre todos os focos detectados por todos os satélites utilizados no monitoramento de queimadas do Inpe. O boletim também apresenta os Pontos de Atenção que representam os incêndios significativos persistentes ao longo das últimas 24, 48 e 72 horas. Há ainda informações sobre os focos detectados em Territórios Indígenas, Unidades de Conservação Estaduais e Federais
 
Os boletins de monitoramento são produzidos pelo Núcleo de Pesquisa e Monitoramento do Prevfogo e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe. Abaixe em  http://www.ibama.gov.br/areas-tematicas/boletins-de-monitoramento Mais informações, entre em contato pelo email prevfogo.monitoramento.sede@ibama.gov.br ou nos telefones (61) 3316-1819 ou (61) 3316-1818.
 
 
 
"Nenhum programa de prevenção e combate a incêndios florestais terá êxito
se não houver integração e participação de todos os setores da sociedade.” (Hoffmann)
 
 
 
Ibama.gov.br/prevfogo

Listagem de Artigos


Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br