Biodiversidade

Temas Relacionados
A formação da palavra biodiversidade se dá pela união do radical bio = vida e da palavra diversidade = variedade. Por isso, conclui-se que biodiversidade significa ‘variedade de vida’.
 
A biodiversidade reúne toda a variedade de vida, desde microorganismos até animais e plantas. É o conjunto de espécies que estabelece uma inter-relação na qual cada ser, por mais simples que seja, tem uma função fundamental na composição do ecossistema.
 
A biodiversidade funciona como uma máquina em que animais e vegetais são suas engrenagens. Por exemplo, se uma espécie de vegetal for comprometida poderá ocasionar a extinção daquele animal que o tem como base de sua dieta. Esse animal que se extinguiu, por sua vez, possuía uma função na cadeia alimentar ou na própria natureza.
 
A preservação da natureza e da diversidade garante a proliferação da vida.
 
As indústrias têm focalizado sua atenção às florestas, para conhecer espécies que podem ser utilizadas como matéria-prima na produção de medicamentos e cosméticos, mas não pensam que essa exploração pode alterar ou impactar as áreas de possível extração.
 
O homem com sua capacidade de pensar, gerar riquezas e desenvolver tecnologias, cria várias coisas, mas não consegue recriar o habitat que ele mesmo danificou.
 
Estudos revelam que nos próximos 25 anos, de duas a sete espécies em cada 100 vão se extinguir. É importante saber que cada planta extinta ocasiona a perda de 30 espécies de animais e insetos que dela dependem.
Autoria Eduardo de Freitas, Graduado em Geografia


Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br