Educação para a Sustentabilidade

Temas Relacionados

A importância da educação para o desenvolvimento sustentável foi expressa no Plano de Ação da Agenda 21, no Tratado de Educação Ambiental, assim como na Declaração da UNESCO - Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável - DEDS (2005-2014), sendo importantes instrumentos de mobilização objetivando o compromisso dos governos, organizações internacionais, sociedade civil e o setor privado em aprender a viver sustentavelmente.

O atual modelo de crescimento econômico, denominado por muitos de progresso, gerou desequilíbrios. O Planeta Terra encontra-se em um momento crítico. Por toda a parte, constata-se a degradação ambiental em diversas formas: os desertos avançam, o abastecimento de água potável está ameaçado, as mudanças climáticas atingem níveis jamais vistos. Enfim, o Planeta perde, nós perdemos!

Diante desta constatação, surge a necessidade de mudarmos o modelo de desenvolvimento para o desenvolvimento sustentável, conciliando a preservação ambiental, justiça social e viabilidade econômica.
 

Prioridades da Sustentabilidade:
 

·         Satisfazer necessidades básicas da população;

·         Solidarizar-se com as gerações presentes e futuras;

·         Preservar recursos naturais;

·         Estimular a participação nos processos sociais, econômicos e políticos;

·         Respeitar outras culturas;

·         Efetivar programas de educação ambiental.

Autoria Movieco


Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br