Educação Ambiental

A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.

O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais.

Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitat faunísticos, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.

Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.

 

Estratégias de Ensino para a Prática da Educação Ambiental

Um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Utiliza-se como laboratório, o metabolismo urbano e seus recursos naturais e físicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhança e sucessivamente até a cidade, a região, o país, o continente e o planeta.

A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor. 

Anexos 

Comparilhamos alguns materiais  didáticos de educação ambiental utilizados  em nossos cursos, assim como de outras instituições educadoras, que seguem  o conceito filosófico do compartilhamento referenciado no  Tratado de Educação Ambiental.  Sinantam-se à vontade para baixá-los. Outras publicações do Movieco estão disponíveis em www.movieco/publicacao  

Material do Movieco  didático de cursos disponível: 

  • Curso Carta da Terra - 2010;
  • Curso da PNRS com foco em geração de renda- 2014, módulo II e III.   O módulo I - Cartilha da PNRS está disponível  no Portal em Publicações.   

Materiais de outras instituições: 

  • Jardim das Brincadeiras - livro do educador ambiental Guilherme Blauth, intitulado – uma verdadeira viagem à infância, que leva o leitor por caminhos de brincadeiras sustentáveis, realizadas primordialmente em meio à natureza. 

 

 



Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br