Agenda 21

A Agenda 21 é um Plano de Ação para o século XXI, que propõe um novo modelo de desenvolvimento frente à crise ambiental decorrente, principalmente do descontrolado crescimento populacional e do modo de produção e consumo que exploram sem limites os recursos naturais.

Fruto da II Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promovida pela Organização das Nações Unidas, no Rio de Janeiro, em 1992, muitos deixaram de ignorar as relações entre o desenvolvimento e as modificações provocadas no meio ambiente.

Através da Agenda 21, a conferência conhecida como Eco-92, colocou o tema do desenvolvimento sustentável em pauta, com uma nova postura frente ao uso dos recursos naturais, à mudança nos padrões de consumo, à adoção de tecnologias ambientalmente corretas. 

Em seu capítulo 28, a Agenda 21 orienta a aplicação do programa nas dimensões: nacional, local e escolar.

 

Agenda 21 Escolar  

A Agenda 21 Escolar é um programa de educação ambiental tendo como referência a Agenda 21 Global, para aplicação no meio de influência da escola e seu entorno. 

Tem como princípios: a sustentabilidade, a democracia participativa, a solidariedade, o respeito à diversidade, o trabalho cooperativo e o fortalecimento da comunidade.

Veja alguns exemplos de escolas que imlantaram a Agenda 21 Escolar acima, em 'Downloads'.

Autoria II Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável


Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br