Biomas Brasileiros

Temas Relacionados
Biomas são conjuntos de ecossistemas que se caracterizam por uma composição de espécies e um espectro de tipos biológicos de plantas (árvores, ervas, arbustos) com um funcionamento e um ajuste ao clima e ao solo característicos. Normalmente estão definidos pela estrutura da vegetação e pelo clima. Em vários casos, o bioma se define também por componentes geográficos (latitude e altitude) além de usarem nomes regionais (ex. Pantanal, Cerrado).
 
Exemplos de Biomas Brasileiros
 
• Mata Atlântica
• Campos Sulinos
• Zonas Litorâneas
• Semi-Árido (Caatinga)
• Cerrados
• Pantanal
• Florestas Amazônicas
 
 
MATA ATLÂNTICA, CAMPOS SULINOS E COSTEIROS
 
Localização
Sul e Sudeste: RS, SC, PR, SP, RJ, ES, parte de MS, MG, BA e AL e a zona litorânea incluindo os Estados do NE. As florestas cobriam 90% desse território e hoje ocupam 5%. É a região mais industrializada. 
 
Ocupação em Ciclos
Milho e culturas nativas, trigo e, cacau, cana-de-açúcar, café e criação extensiva de gado. Recentemente uva, cítricos, soja, suinocultura e piscicultura. 
 
Desafios
Êxodo Rural, conflitos urbanos. Perda da florestal, perda da biodiversidade, diminuição e contaminação dos mananciais de água, contribuição para o desajuste climático. A imposição da 'Nova Revolução Verde', com uso de sementes transgênicas, causa desequilíbrio ambiental e prejudica a produção familiar, concentra terras e renda. A agricultura 'moderna' é dependente de fertilizantes químicos e agrotóxicos (inseticidas, acaricidas, fungicidas, herbicidas) causando impacto ambiental no solo, nas matas, nos lençóis freáticos e no ar. A contaminação também se dá pela suinocultura. 
 
Potencial
Zona rica para a agricultura pela biodiversidade, clima, solos, chuva, e a incorporação de energia renovável. 
 
 
CAATINGA
 
Localização
Ocupa os Estados do Nordeste: CE, RN, PA, PE, SE, parte da BA, AL, PI e MA. É composto pela Depressão Sertaneja, a Chapada Diamantina e o Planalto de Borborema. 
 
Desafios
Recursos naturais modestos, com algumas manchas de ecossistemas. Desertificação, a precipitação pluvial é pequena, irregular e tende a decrescer. A Caatinga pode ser vista como um ambiente inóspito, zona semi-desértica muito semelhante aos semi-áridos do Mediterrâneo, da África, da América do Norte e do Sul.
 
Potencialidades
Desenvolvimento de atividades criativas e dinâmicas. Projetos Sustentáveis como: barragens subterrâneas, captação de água de chuva, cisternas, mini-reservatórios, pequena pecuária. A adaptação humana com recursos escassos. A participação do terceiro setor na geração de soluções solidárias. Estabelecimento de parcerias, acompanhamento do governo. 
 
 
CERRADO, PANTANAL
 
Localização
Estados do Centro-Oeste: MS, MT, GO, DF, TO, e parte de MG, PI, MA. 
 
Desafios
Projetos de baixa intensidade econômica. Capacidade agrícola restrita, algumas zonas de solo arenoso, muito pobre e facilmente degradável. O uso incorreto pode comprometer bacias hidrográficas e zonas de pesca de água doce. O Pantanal poderá receber água em menor vazão e qualidade. 
 
Potencial
Estratégias de ocupação com preservação de reservas florestais legais; regeneração de áreas degradadas. Alta Pluviosidade, zona de recarga de aquíferos. 
 
 
AMAZÔNIA
 
Localização
Estados do Norte: AM, PA, AC, RO, RR, e parte de MA, PI e MT. 
 
Desafio
Desmatamento e queimadas. Tráfego de animais. Solo é pobre e sujeito à lixiviação pela alta precipitação pluvial e pouca profundidade. 
 
Potencial
Vocação Florestal, vários tipos de ecossistemas, maior bacia hidrográfica do mundo. Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável. Possibilidade de Implantação de sistemas mistos de ocupação, com agroflorestas, novos tipos de pastagens, criações diversificadas, piscicultura. Produção de alimentos para o mercado regional; industrialização visando mercados locais

 



Movimento Ecológico | Rua Dr. Danton Vampret - 128 Aldeia de Barueri | Fone: (11) 4163-4382 | E-mail: movieco@movieco.org.br